3 de out. de 2008

Diminuindo o Ping !

fastsprites 1
fps_max 999
fps_modem 999
gl_max_size 256
r_decals 0
r_drawviewmodel 1
r_dynamic 0
r_mirroralpha 0
r_mmx 1
developer 1
cl_rate 7500
cl_cmdrate 13
cl_updaterate 13
r_decals 0
mp_decals 0
cl_showfps 1
mp_decals 0
rate 7500
cl_allowupload 0
cl_allowdowload 0
cl_weather 0
hud_fastswitch 1
net_graph 3
developer 1
cl_lc 1
cl_lw 1
rate 5000
cl_updaterate 30
cl_cmdrate 30

Agora nesse texto abaixo vamos explicar melhor:



Primeiramente, vamos entender os comandos q irei abordar nesse tutorial: rate = Bytes por segundo limite que você vai receber do server
cl_updaterate = pacotes por segundo que você vai pedir do server
cl_rate = bytes por segundo limite que você vai enviar pro server
cl_cmdrate = pacotes por segundo enviados ao server


obs.: Byte é uma das menores unidades d dados existentes, 1000 bytes equivalem a 1kb(kilo byte), e 1000kb (1.000.000 bytes) equivalem a 1mb(mega byte) e assim por diante


Agora desça o console, e digite


Código:


net_graph 3



Vão aparecer umas informações no canto inferior direito da tela...caso queira removelos basta colocar "net_graph 0"
A partir dessas informações você ira configurar suas rates para melhorar seu jogo....
Vamos entendê-las:


Choke: O server esta demorando pra responder....você precisa diminuir seus pedidos de dados, ou procurar um server melhor.


Loss: Você esta respondendo menos do que você pode....você pode estar querendo enviar menos pacotes d dados do que sua net consegue, então, ocorre o loss....para aliviar isso, ajuste o rate(aumentando o valor) para o mais próximo possível do sv_maxrate do server(para se basear, aumente o rate, se houver choke, você passou, então diminua d maneira q você não tenha loss), ou então aumente o cl_updaterate e cl_cmdrate pra tentar diminuir o loss....


Pacote(packet): Uma discreta parte da transmissão na net....o tamanho do pacote varia d quantos estão indo...


Ping: Tempo em milésimos q você leva pra alcançar o server...na internet, as coisas funcionam assim....você envia pacotes d dados para um host, e esse host responde seu envio....o tempo q todos os pacotes enviados demoram pra alcançar esse host, e retornar ao seu pc é chamado de ping.
Se você estiver enviando ou recebendo pacotes de mais, e sua net não conseguir lidar com tantos, alguns deles serão perdidos...então, ocorrera choke....e você precisa ajustar isso como citado acima....Caso você esteja enviando ou recebendo menos pacotes do que sua net é capaz de lidar, sua net ficara "vaga", e então, ocorrera loss...então você ajusta o loss como citado acima tbm...
Pra você conseguir ajustar seu ping, você tem q configurar suas rates pra mandar tantos pacotes quando sua net pode, e tantos quantos o server pode receber, e pedir tantos pacotes quanto você pode receber,ou o server enviar....criando uma harmonia no envio e recebimento d dados...


Obs.: Quando você v "estou com 95 ms d ping"...ms naum eh uma unidade, naum eh um tipo d dado...nem nada...os "ms" do seu ping, eh uma sigla, q significa "mili-seconds"(ou milesimos, em portugues)...ou seja, se seu ping esta em 95, você esta demorando 95 milesimos pra enviar e receber os dados...


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Server(caso você tenha criado o server):


Os comandos host:


Código:


sv_minrate
sv_maxrate
sv_maxupdaterate



Deixe o "sv_minrate" SEMPRE em 0...


Para obter o numero do sv_maxupdaterate, divida a velocidade do seu upload em kbps pelo numero d players q tem no server...por exemplo:se você tem 30kbps d up, e tem 3 players no seu server...30:3=10, entaum, seu sv_maxupdaterate serah d 10...caso entre, ou saia um player, altere o numero


sv_maxrate eh medido em bytes por segundo, e isso eh o maximo q o server vai liberar para cada jogador, a cada segundo....
Se você ta sozinho no mapa e naum esta fazendo nada, o server precisa mandar cerca d 1000 bytes em 1 segundo, se você ta num tiroteio, você vai precisar d cerca d 10.000 bytes por segundo....
Entaum...se você tem 30 kbps d up....e você ker um maximo d 3 players, entaum você deve por 10000 como maxrate, caso keira um maximo d 4 players: 30:4= ~7, entaum, sua sv_maxrate deve ser aproximadamente 7200....


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Client


Comandos que vou usar:


Código:


Rate
cl_updaterate
cl_cmdrate
cl_rate



Rate eh o numero d bytes por segundo q você vai poder aceitar do server...
O objetivo aki eh chegar o mais proximo possivel do sv_maxrate configurado no server...se você estiver tendo loss, aumente o valor, e se estiver tendo choke, diminua...


cl_updaterate eh o numero d pacotes por segundo q o client vai poder aceitar do server, este valor naum pode ser superior a 100(li uma vez q ele tbm naum pode ser superior ao seu numero d fps), e nem inferior a 20...
Tendo loss, significa q você ta pedindo menos pacotes doq você pode receber, entaum, aumente o valor...tendo choke, você esta pedindo mais pacotes doq pode receber, entaum, diminua...


cl_rate eh o mesmo q rate, mas dessa vez eh o numero d bytes por segundo q você pode enviar pro server...deixe isso aki em 9999 pra qualquer net


cl_cmdrate eh o numero d pacotes por segundo q o client vai tentar mandar pro server(li uma vez q esse valor naum pode ser superior ao seu fps), esse valor naum deve ser inferior a 20....mesmo eskema, loss aumenta, choke diminui



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Erros


cl_FlushEntityPacket - Esse erro pode ser causado por você ter o cl_updaterate e cl_cmdrate altos dmais pras rates atuais...Tente diminuir eles pra 50 ou 40....você pode tentar aumentar a rate, se você tiver conexaum rapida o suficiente(enquanto você aumenta a rate observe seu loss, se você estiver tendo loss diminua, ateh naum ter mais loss)


Choke - Provavelmente vai ocorrer choke quando as tiver agitado, tipo todo mundo atirando, takando bomba...etc, se o choke naum estiver aumentando muito, e estiver indo na faixa d 10, entaum ta td ok...mas se o valor estiver indo muito rapido constantemente, e afetando o jogo, entaum tente diminui o cl_updaterate e o cl_cmdrate em 5,e veja como o choke se comporta...

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